Expectativas
e segundas impressões
O estagio
é o momento de exercer e aprimorar todo seu planejamento. Esse ato
caracteriza-se por uma mescla de fatores que envolvem múltiplas decisões, desde
a organização, a intervenção, a gestão da classe, a rotina e todas as conjunturas
que permeiam a sala de aula. A partir desse controle emocional estabelecido e com
uma percepção mais sensível em relação à gestão da classe e aos meus alunos, a segunda
semana de estágio foi mais tranquila em alguns aspectos, pois a etapa de apreensão
e nervosismo em tese havia passado. Contudo, foi bastante cansativo, já que,
foram seis longos dias de aula.
Como
pesquisadora em formação, ponderei algumas questões relevantes que me fizeram
refletir a dimensão de um educador. Coisas que poderiam se resolver de maneira
simples, se fosse analisada por uma óptica objetiva, porém, essas
circunstâncias eram mais complexas e cruéis que exigiam uma sensibilidade maior
por parte de nós, futuros profissionais
. Após
essa meditação, comecei a olhar meus alunos com mais receptividade, buscando
entender as situações de indisciplina com autoridade, mas também com prudência.
Dessa forma, prosseguimos com o planejamento, dando sequência as intervenções
da semana.
Nas
propostas buscou-se sempre incentivar os alunos, proporcionando atividades que
eles se engajassem em realizar, desenvolvendo o senso de responsabilidade,
confiança e autonomia para consigo e para com os outros colegas.
Esse
segundo período foi de fato o mais marcante, pois em meio a tantas questões
emblemáticas que envolvem os seres humanos como um todo, são atitudes ou
declarações de algumas crianças que me constitui uma profissional mais dedicada
à educação. Pois acredito que essa seja maneira com a qual pudemos enfrentar a discrepância
de possibilidades existentes nessa sociedade tão inflexível.
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